Banco Central

Gestão de Riscos Operacionais

A incidência de riscos operacionais consiste em perdas resultantes de processos internos, como inadequações/deficiências em contratos firmados pela FINAMAX, atos humanos, sistemas inadequados e/ou falhos ou eventos externos.

Identificação de Riscos
Para atender à Resolução 3.380 do Banco Central do Brasil ícone Glifo, foi criada uma estrutura interna de controle, cuja principal função é identificar os principais riscos operacionais de cada uma das unidades das Áreas Comerciais, Administrativas e aqueles decorrentes.

Essa estrutura também inclui um sistema de controles internos, divulgado e utilizado por todas as áreas, que, por sua vez, se encarregam de realizar avaliações periódicas das suas atividades e processos.

Todos os riscos operacionais que eventualmente ocorrem são, primeiramente, analisados pelo gerente/supervisor da área, e, caso sua ocorrência venha a se repetir, o Gestor de Controles Internos e Riscos convoca um comitê, formado pela alta administração, que será responsável por analisar os riscos inerentes de cada área, propondo, se necessário, ações de mitigação.

Continuidade dos Negócios
Como precaução a desastres dos mais variados tipos, e imprevistos, como a ocorrência de riscos operacionais que abalem a continuidade dos nossos negócios, está em fase de implementação nosso Plano de Continuidade, que possibilitará que a nossa prestação de serviços se mantenha constante.

Nossa Matriz está instalada em Jundiaí-SP, e é mantido um backup de todo o sistema em um site alternativo, no qual pessoas preparadas para a execução dos principais processos se deslocarão em caso de contingência.

Adicionalmente, serão realizados testes periódicos e monitoramentos frequentes da estrutura do nosso Backup Site, garantindo a continuidade no caso da necessidade de ativação do nosso PCN.

Após análises de criticidade de todos os processos, em todas as áreas administrativas da empresa, foram definidas táticas para backup de sistemas de operação em locais alternativos, por exemplo, com testes periódicos e monitoramentos frequentes acontecendo regularmente.


foto Custo Efetivo Total
Custo Efetivo Total
foto Ouvidoria
Ouvidoria
Fale com a Finamax
Cobrança traço Rodapé Relacionamento
com o Cliente
traço Rodapé Ouvidoria
0800.774.477.8
(11) 94013-0476
0800.773.773.0
(11) 95265-7611
0800.770.133.3

Negociação de parcelas em atraso, quitação de dívidas e antecipação de parcelas
Para empréstimos, financiamentos ou simulações
Críticas, sugestões, elogios ou reclamações a fazer